Autores: Prof. Paulo Martins Pio, (SME-Fortaleza), Profa. Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho, (MAIE-UECE), Prof. Dr. José Ernandi Mendes, (MAIE-UECE)
Citação: PIO, Paulo Martins; CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; MENDES, José Ernandi. Práxis e Prática Educativa em Paulo Freire: Reflexões para a Formação e a docência. Rev. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a práxis e a prática educativa em Paulo Freire, sendo produto de pesquisa realizada com estudantes do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A questão central do trabalho volta-se para a indagação de como o conceito de práxis pode ser articulado à prática pedagógica a partir dos significados atribuídos por Paulo Freire. Na metodologia, a questão foi trabalhada pelos mestrandos da turma Trabalho, Práxis e Educação em dois momentos: inicialmente, as leituras e debates coletivos apontaram para compreensões diversificadas; posteriormente, sintetizamos os principais indicativos para a prática docente. Neste artigo, resgatamos o conceito de práxis a partir dos escritos de Kosik (1976), Vázquez (1977), Marx (1984), Sousa Júnior (2010), e Netto & Braz (2010). Em seguida dialogamos com Freire a respeito de suas formulações acerca da práxis educativa a partir de seus ensaios teórico-metodológicos contidos em “Educação como prática da liberdade” e “Pedagogia do Oprimido”. Inferimos que a teoria pedagógica de Paulo Freire, fundada no diálogo, na reflexão e na ação transformadora da realidade, objetiva a construção coletiva da consciência crítica da humanidade a partir de uma práxis libertadora, revolucionária. Portanto, a pedagogia freiriana se concretiza na relação teoria-prática, inovando, ao alocar o conceito de práxis, de tradição marxista, voltado para a análise do modo de produção capitalista, relacionando-o à educação e orientando-o à emancipação humana. Os resultados da pesquisa mostram que o conceito de práxis em Freire é bastante fecundo à prática pedagógica, sendo também necessário maior aprofundamento na formação docente, processo o qual segundo o percurso dos mestrandos indica, ainda é pouco trabalhado.
Palavras-chave: Práxis. Práxis educativa. Emancipação humana.