FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA PARTICIPANTE, PRÁTICAS DE ESTÁGIO: ENCONTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoras: Simone Damm Zogaib; Ana Maria Lourenço de Azevedo;

Citação: ZOGAIB, Simone Damm ; AZEVEDO, A. M. L. . Formação docente, pesquisa participante e práticas de estágio: encontros na educação infantil.. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiania. ANAIS do GRUPECIE, 2014.

Resumo: Temos nos deparado com estudos e pesquisas sobre a temática formação de professor e práticas de estágio a partir de diversos enfoques. Este texto apresenta resultados de um “olhar” investigativo do tema em questão que envolveu duas turmas de formandos do curso de pedagogia em uma pesquisa participante de inspiração etnográfica nas escolascampo de práticas, buscando (re)desenhar o estágio em Educação Infantil, articulado à pesquisa e a extensão, como aprendizados de intervenção na realidade da escola pública em Sergipe. As discussões deste trabalho estão relacionadas à concepção de infância adotando como aportes teóricos a perspectiva assumida com base na produção de pesquisas do GEPCIE/UFS sobre infâncias, educação infantil e crianças, compreendendo que as mesmas são sujeitos produtores de cultura e de sua própria história. A opção metodológica adotada traz como referência, os estudos da sociologia da infância (SARMENTO, 2012), Fundamentos da formação docente (PIMENTA, 2005) e da Etnografia (AZEVEDO, 2008; CORSARO, 2011), objetivando dar visibilidade sociológica aos discursos e práticas dos professores, que acolhem cotidianamente uma infância arquitetada sobre os alicerces de uma Educação Infantil ainda conservadora e distanciada das culturas infantis.

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