DUAS NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

Autores: Odana Palhares; Marise Bartollozzi Bastos

Citação: PALHARES, Odana; BASTOS, Marise Bartolozzi. Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica. Estilos clin.,  São Paulo ,  v. 22, n. 2, p. 246-267, ago.  2017 .   Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282017000200003&lng=p t&nrm=iso. Acesso em:  16  jun  2022. 

Resumo: O objetivo do artigo é discutir o tema da formação de professores partindo das reflexões críticas ao modelo prescritivo pautado em teorias pedagógicas normativas. Diante das propostas de formação que vêm sendo discutidas por teóricos da educação e da sociologia, a psicanálise contribui quando se visa a elucidar o lugar do sujeito nessas proposições das práticas pedagógicas, indicando-se que a acepção psicanalítica de sujeito-efeito é totalmente distinta da concepção psicológica de sujeito-protagonista que vigora no campo educativo. São apresentados dois projetos de pesquisas em andamento que investigam modelos de formação docente pautados em grupos de escuta de professores na educação inclusiva e nas creches.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *