DIFICULDADES, CONSTRANGIMENTOS E DESAFIO NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autora: Ana Luísa Rodrigues

Citação: Rodrigues, A. L. (2014). Dificuldades, constrangimentos e desafios na integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores. In Aprendizagem online, Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 838-846). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Resumo: A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores, seja na formação inicial seja na formação contínua, apresenta diversas dificuldades e constrangimentos, e por sua vez desafios, que temos que enfrentar. Este estudo tem como objetivo identificar quais as principais dificuldades e constrangimentos na incorporação pedagógica das tecnologias pelos professores e elencar alguns dos desafios a ter em linha de conta no seu processo de formação. Numa abordagem qualitativa e utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos com observação participante foram analisados dois processos de formação de professores desenvolvidos no ano letivo de 2013/14, um num curso de formação inicial e outro num projeto de formação contínua de professores. Pretende-se também fazer a ponte entre os incidentes críticos verificados nos processos de formação analisados e as linhas gerais de orientação referidas na literatura sobre as dificuldades e constrangimentos na integração das tecnologias digitais em contexto educativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *