EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS CRIANÇAS

Autores: Rosângela Bastos Oliveira; Sílvia Letícia Costa Pereira Correia; Társis de Carvalho Santos

Citação: Oliveira, R. B., Correia, S. L. C. P., & Santos, T. de C. (2016). EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS CRIANÇAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional9(9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2455

Resumo: Este trabalho aborda sobre a Representação Simbólica da Criança e Processos Formativos dos Professores de Educação Infantil, considerando a escola como instituição formadora e responsável por uma parte do desenvolvimento humano da criança até a fase de amadurecimento, tendo como uma das suas principais funções preparar para vida em sociedade. O processo da Linguagem Cartográfica acontece durante toda a vida, nesse pensar, considerando os estágios de desenvolvimento, principalmente os advindos da teoria piagetiana4, a qual ressalta que os processos de aprendizagens se estabelecem através das relações humanas com o espaço, é preciso um olhar atento no contexto da prática pedagógica na Educação Infantil no que diz respeito à Linguagem Cartográfica. Assim, essa proposta visa provocar uma discussão sobre a potencialidade da Representação dos Símbolos na criança nos processos formativos com os professores.

A PESQUISA-INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFESSORES E O DISPOSITIVO DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA: REVISITANDO ALGUMAS QUESTÕES E CONSIDERAÇÕES

Autores: Sandra Francesca Conte de Almeida; Rosana Márcia Rolando Aguiar

Citação: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de;  AGUIAR, Rosana Márcia Rolando. A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações. Educar em Revista [online]. 2017, v. 00, n. 64 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 89-101. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.49817>. ISSN 0104-4060.

Resumo:  O objetivo do artigo é o de revisitar algumas questões e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre a pesquisa-intervenção na formação continuada de professores, que utiliza o dispositivo de escuta e análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica, configurando um método clínico-ético. Este visa a tratar dos problemas relativos à práxis dos professores por meio da articulação entre subjetividade e práticas educativas. Para tanto, o trabalho perfaz um breve percurso histórico da análise das práticas profissionais, aborda alguns elementos conceituais de inspiração freudo-lacaniana introduzidos no dispositivo, tece algumas considerações sobre o manejo dos grupos clínicos e a formação do mediador desses grupos, concluindo sobre a relevância e os efeitos do dispositivo no desenvolvimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de professores e na re(significação) de suas práticas docentes.

FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA PARTICIPANTE, PRÁTICAS DE ESTÁGIO: ENCONTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoras: Simone Damm Zogaib; Ana Maria Lourenço de Azevedo;

Citação: ZOGAIB, Simone Damm ; AZEVEDO, A. M. L. . Formação docente, pesquisa participante e práticas de estágio: encontros na educação infantil.. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiania. ANAIS do GRUPECIE, 2014.

Resumo: Temos nos deparado com estudos e pesquisas sobre a temática formação de professor e práticas de estágio a partir de diversos enfoques. Este texto apresenta resultados de um “olhar” investigativo do tema em questão que envolveu duas turmas de formandos do curso de pedagogia em uma pesquisa participante de inspiração etnográfica nas escolascampo de práticas, buscando (re)desenhar o estágio em Educação Infantil, articulado à pesquisa e a extensão, como aprendizados de intervenção na realidade da escola pública em Sergipe. As discussões deste trabalho estão relacionadas à concepção de infância adotando como aportes teóricos a perspectiva assumida com base na produção de pesquisas do GEPCIE/UFS sobre infâncias, educação infantil e crianças, compreendendo que as mesmas são sujeitos produtores de cultura e de sua própria história. A opção metodológica adotada traz como referência, os estudos da sociologia da infância (SARMENTO, 2012), Fundamentos da formação docente (PIMENTA, 2005) e da Etnografia (AZEVEDO, 2008; CORSARO, 2011), objetivando dar visibilidade sociológica aos discursos e práticas dos professores, que acolhem cotidianamente uma infância arquitetada sobre os alicerces de uma Educação Infantil ainda conservadora e distanciada das culturas infantis.