EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS CRIANÇAS

Autores: Rosângela Bastos Oliveira; Sílvia Letícia Costa Pereira Correia; Társis de Carvalho Santos

Citação: Oliveira, R. B., Correia, S. L. C. P., & Santos, T. de C. (2016). EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS CRIANÇAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional9(9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2455

Resumo: Este trabalho aborda sobre a Representação Simbólica da Criança e Processos Formativos dos Professores de Educação Infantil, considerando a escola como instituição formadora e responsável por uma parte do desenvolvimento humano da criança até a fase de amadurecimento, tendo como uma das suas principais funções preparar para vida em sociedade. O processo da Linguagem Cartográfica acontece durante toda a vida, nesse pensar, considerando os estágios de desenvolvimento, principalmente os advindos da teoria piagetiana4, a qual ressalta que os processos de aprendizagens se estabelecem através das relações humanas com o espaço, é preciso um olhar atento no contexto da prática pedagógica na Educação Infantil no que diz respeito à Linguagem Cartográfica. Assim, essa proposta visa provocar uma discussão sobre a potencialidade da Representação dos Símbolos na criança nos processos formativos com os professores.