AS PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO

Autores: Rita de Cássia Soares Duque; Taynan Alécio da Silva; Lívia Barbosa Pacheco Souza; Carlos Alberto Feitosa dos Santos; Eliéte Zanelato; Hellyegenes de Oliveira; Wellington Rodrigues da Silva; Marcella Suarez Di Santo; Rayssa Cristina Veiga Campos; Renata Rocha Cardoso.

Citação: Duque, Rita & Silva, Taynan & Souza, Lívia & Santos, Carlos & Zanelato, Eliéte & Oliveira, Hellyegenes & Silva, Wellynton & Di Santo, Marcella & Campos, Rayssa & Cardoso,
Renata. (2022). As práticas inovadoras na educação. Research, Society and Development. 11. e03111738285. 10.33448/rsd-v11i17.38285.

Resumo: O estudo tem como principal foco abordar o tema referente as práticas inovadoras e seus benefícios. O objetivo geral é compreender o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação. Consequentemente, definiram-se os seguintes objetivos específicos, descrever quais são as práticas inovadoras e seus benefícios na educação. Abordar sobre essa temática justifica-se pela importância que esse tema traz para o campo educacional, e pelas poucas pesquisas direcionadas com exatidão sobre esse assunto. Este consiste em uma revisão bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa. A revisão da literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa bem-sucedida. Assim foi realizado um levantamento na base de dados informatizados Online: Google Acadêmico, SciELO,
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e Web Of Science. As palavras-chave usadas foram: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados sobre o tema. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, com os anos de publicação inferior a 2017, e que não continham as palavras-chave no texto. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa, verificou-se que existe um conjunto de práticas inovadoras. Diante das pesquisas realizadas foi possível concluir que esse tema é complexo e que em muitas literaturas tem sido confundido ou comparado com as metodologias ativas, alguns textos direcionam as literaturas sobre as práticas inovadoras, para o contexto da formação universitária. O que se encontram são matérias em blogs que por sinal bem explicativas mostrando estudo de casos em escolas modelos.

Palavras-chave: Práticas inovadoras; Metodologias ativas; Aprendizagem; Benefícios.