EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS CRIANÇAS

Autores: Rosângela Bastos Oliveira; Sílvia Letícia Costa Pereira Correia; Társis de Carvalho Santos

Citação: Oliveira, R. B., Correia, S. L. C. P., & Santos, T. de C. (2016). EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS CRIANÇAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional9(9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2455

Resumo: Este trabalho aborda sobre a Representação Simbólica da Criança e Processos Formativos dos Professores de Educação Infantil, considerando a escola como instituição formadora e responsável por uma parte do desenvolvimento humano da criança até a fase de amadurecimento, tendo como uma das suas principais funções preparar para vida em sociedade. O processo da Linguagem Cartográfica acontece durante toda a vida, nesse pensar, considerando os estágios de desenvolvimento, principalmente os advindos da teoria piagetiana4, a qual ressalta que os processos de aprendizagens se estabelecem através das relações humanas com o espaço, é preciso um olhar atento no contexto da prática pedagógica na Educação Infantil no que diz respeito à Linguagem Cartográfica. Assim, essa proposta visa provocar uma discussão sobre a potencialidade da Representação dos Símbolos na criança nos processos formativos com os professores.

A PESQUISA-INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFESSORES E O DISPOSITIVO DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA: REVISITANDO ALGUMAS QUESTÕES E CONSIDERAÇÕES

Autores: Sandra Francesca Conte de Almeida; Rosana Márcia Rolando Aguiar

Citação: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de;  AGUIAR, Rosana Márcia Rolando. A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações. Educar em Revista [online]. 2017, v. 00, n. 64 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 89-101. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.49817>. ISSN 0104-4060.

Resumo:  O objetivo do artigo é o de revisitar algumas questões e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre a pesquisa-intervenção na formação continuada de professores, que utiliza o dispositivo de escuta e análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica, configurando um método clínico-ético. Este visa a tratar dos problemas relativos à práxis dos professores por meio da articulação entre subjetividade e práticas educativas. Para tanto, o trabalho perfaz um breve percurso histórico da análise das práticas profissionais, aborda alguns elementos conceituais de inspiração freudo-lacaniana introduzidos no dispositivo, tece algumas considerações sobre o manejo dos grupos clínicos e a formação do mediador desses grupos, concluindo sobre a relevância e os efeitos do dispositivo no desenvolvimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de professores e na re(significação) de suas práticas docentes.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


Citação:

Resumo: O Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa visa a articulação e integração das vertentes de investigação e de formação numa linha de intervenção e de serviço à comunidade no domínio da utilização das TIC em contextos educativos. Pretende-se, através deste simpósio, refletir sobre a integração das tecnologias de forma transversal em vários anos e áreas de escolaridade, com base em três exemplos de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em contextos diversos, como um museu interativo de ciência e tecnologia em articulação com o 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola do 3º ciclo do Ensino Básico e numa escola do Ensino Secundário. Os projetos apresentados tiveram o apoio e assessoria do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação.