AS PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO

Autores: Rita de Cássia Soares Duque; Taynan Alécio da Silva; Lívia Barbosa Pacheco Souza; Carlos Alberto Feitosa dos Santos; Eliéte Zanelato; Hellyegenes de Oliveira; Wellington Rodrigues da Silva; Marcella Suarez Di Santo; Rayssa Cristina Veiga Campos; Renata Rocha Cardoso.

Citação: Duque, Rita & Silva, Taynan & Souza, Lívia & Santos, Carlos & Zanelato, Eliéte & Oliveira, Hellyegenes & Silva, Wellynton & Di Santo, Marcella & Campos, Rayssa & Cardoso,
Renata. (2022). As práticas inovadoras na educação. Research, Society and Development. 11. e03111738285. 10.33448/rsd-v11i17.38285.

Resumo: O estudo tem como principal foco abordar o tema referente as práticas inovadoras e seus benefícios. O objetivo geral é compreender o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação. Consequentemente, definiram-se os seguintes objetivos específicos, descrever quais são as práticas inovadoras e seus benefícios na educação. Abordar sobre essa temática justifica-se pela importância que esse tema traz para o campo educacional, e pelas poucas pesquisas direcionadas com exatidão sobre esse assunto. Este consiste em uma revisão bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa. A revisão da literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa bem-sucedida. Assim foi realizado um levantamento na base de dados informatizados Online: Google Acadêmico, SciELO,
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e Web Of Science. As palavras-chave usadas foram: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados sobre o tema. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, com os anos de publicação inferior a 2017, e que não continham as palavras-chave no texto. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa, verificou-se que existe um conjunto de práticas inovadoras. Diante das pesquisas realizadas foi possível concluir que esse tema é complexo e que em muitas literaturas tem sido confundido ou comparado com as metodologias ativas, alguns textos direcionam as literaturas sobre as práticas inovadoras, para o contexto da formação universitária. O que se encontram são matérias em blogs que por sinal bem explicativas mostrando estudo de casos em escolas modelos.

Palavras-chave: Práticas inovadoras; Metodologias ativas; Aprendizagem; Benefícios.

ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES

Autor: Roque Moraes

Citação: MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2003, v. 9, n. 2 [Acessado 27 Junho 2022], pp. 191-211. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?lang=pt.

Resumo: O presente artigo propõe-se a examinar processos de análise textual qualitativa que, num ciclo de análise constituído de três elementos – unitarização, categorização e comunicação – se apresenta como um movimento que possibilita a emergência de novas compreensões com base na auto-organização. Ao longo do texto trabalha-se com a metáfora de uma tempestade de luz, procurando com isso criar uma imagem que traduza o modo como emergem as novas compreensões no processo analítico, atingindo-se novas formas de ordem com a participação do caos e da desordem.

UMA TEMPESTADE DE LUZ: A COMPREENSÃO POSSIBILITADA PELA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA

Autor: Roque Moraes

Citação: MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2003, v. 9, n. 2 [Acessado 27 Junho 2022], pp. 191-211. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?lang=pt.

Resumo: O presente artigo propõe-se a examinar processos de análise textual qualitativa que, num ciclo de análise constituído de três elementos – unitarização, categorização e comunicação – se apresenta como um movimento que possibilita a emergência de novas compreensões com base na auto-organização. Ao longo do texto trabalha-se com a metáfora de uma tempestade de luz, procurando com isso criar uma imagem que traduza o modo como emergem as novas compreensões no processo analítico, atingindo-se novas formas de ordem com a participação do caos e da desordem.

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GRUPO FOCAL – ESTRATÉGIA METODOLÓGICA QUALITATIVA: UM ENSAIO TEÓRICO

Autoras: Ione Maria Aschidamini, Rosita Suape 

Citação: ASCHIDAMINI, Ione Maria; SAUPE, Rosita. GRUPO FOCAL ESTRATÉGIA METODOLÓGICA QUALITATIVA: UM ENSAIO TEÓRICO. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 9, n. 1, jun. 2004. ISSN 2176-9133. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1700. Acesso em: 27 jun. 2022.

Resumo: O artigo tem como objetivo abordar fundamentos teóricos sobre a técnica de Grupo Focal como Estratégia Metodológica Qualitativa. Abrange os aspectos objetivos e subjetivos do trabalho em grupo, bem como o papel do moderador e do(s) observador(es) como facilitadores do processo grupal. Destaca a importância das etapas sucessivas para a investigação através dos Grupos Focais e enfatiza a seleção dos participantes como tarefa relevante para o alcance dos objetivos da pesquisa.

ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores: Marli André; Regina H.S.Simões; Jenete M. Carvalho; Iria Brzezinski

Citação: André, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade [online]. 1999, v. 20, n. 68 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 301-309. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015.

Resumo: O presente trabalho busca fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da formação do professor, com base na análise das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação do país, de 1990 a 1996, dos artigos publicados em 10 periódicos da área, no período 90-97, e das pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho Formação de Professores da Anped, no período de 92 a 98.