CONTRA O MÉTODO

Autor: Paul K. Feyerabend

Citação: FEYERABEND, P. K. Contra o Método. Trad. O. Mota e L. Hegenberg, Rio de Janeiro: Ed.Francisco Alves, 1977. Disponível em: https://soife.files.wordpress.com/2009/06/paul-feyerabend-contra-o-metodo.pdf. Acesso em: 21 jun 2022.

Apresentação: Este ensaio é a primeira parte de um livro a propósito do anarquismo que seria escrito por Lakatos e por mim. Cabia-me atacar a posição racionalista; Lakatos, por seu turno, reformularia essa posição, para defendê-la e, de passagem, reduzir meus argumentos a nada. Juntas, as duas partes deviam retratar nossos longos debates em torno desse tema — debates que tiveram início em 1964, prosseguiram em cartas, aulas, chamadas telefônicas, artigos, até quase o último dia de vida de Imre, e se transformaram em parte de minha rotina diária. A origem do ensaio explica o seu estilo: trata-se de uma carta, longa e muito íntima, escrita para Imre e cada frase perversa que contém foi escrita antecipando frase ainda mais ferina de meu companheiro. Também é claro que o livro, como se apresenta, está lamentavelmente truncado. Falta-lhe a parte mais importante, a réplica da pessoa para quem foi elaborado. Publico-o, entretanto, como testemunho da forte e estimulante influência que Imre Lakatos exerceu sobre todos nós.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


Citação:

Resumo: O Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa visa a articulação e integração das vertentes de investigação e de formação numa linha de intervenção e de serviço à comunidade no domínio da utilização das TIC em contextos educativos. Pretende-se, através deste simpósio, refletir sobre a integração das tecnologias de forma transversal em vários anos e áreas de escolaridade, com base em três exemplos de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em contextos diversos, como um museu interativo de ciência e tecnologia em articulação com o 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola do 3º ciclo do Ensino Básico e numa escola do Ensino Secundário. Os projetos apresentados tiveram o apoio e assessoria do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação.

PRAXIS E PRÁTICA EDUCAITIVA EM PAULO FREIRE: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA

Autores: Prof. Paulo Martins Pio, (SME-Fortaleza), Profa. Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho, (MAIE-UECE), Prof. Dr. José Ernandi Mendes, (MAIE-UECE)

Citação: PIO, Paulo Martins; CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; MENDES, José Ernandi. Práxis e Prática Educativa em Paulo Freire: Reflexões para a Formação e a docência. Rev. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores, 2016.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a práxis e a prática educativa em Paulo Freire, sendo produto de pesquisa realizada com estudantes do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A questão central do trabalho volta-se para a indagação de como o conceito de práxis pode ser articulado à prática pedagógica a partir dos significados atribuídos por Paulo Freire. Na metodologia, a questão foi trabalhada pelos mestrandos da turma Trabalho, Práxis e Educação em dois momentos: inicialmente, as leituras e debates coletivos apontaram para compreensões diversificadas; posteriormente, sintetizamos os principais indicativos para a prática docente. Neste artigo, resgatamos o conceito de práxis a partir dos escritos de Kosik (1976), Vázquez (1977), Marx (1984), Sousa Júnior (2010), e Netto & Braz (2010). Em seguida dialogamos com Freire a respeito de suas formulações acerca da práxis educativa a partir de seus ensaios teórico-metodológicos contidos em “Educação como prática da liberdade” e “Pedagogia do Oprimido”.  Inferimos que a teoria pedagógica de Paulo Freire, fundada no diálogo, na reflexão e na ação transformadora da realidade, objetiva a construção coletiva da consciência crítica da humanidade a partir de uma práxis libertadora, revolucionária. Portanto, a pedagogia freiriana se concretiza na relação teoria-prática, inovando, ao alocar o conceito de práxis, de tradição marxista, voltado para a análise do modo de produção capitalista, relacionando-o à educação e orientando-o à emancipação humana. Os resultados da pesquisa mostram que o conceito de práxis em Freire é bastante fecundo à prática pedagógica, sendo também necessário maior aprofundamento na formação docente, processo o qual segundo o percurso dos mestrandos indica, ainda é pouco trabalhado.

Palavras-chave: Práxis. Práxis educativa. Emancipação humana.