A PESQUISA-INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFESSORES E O DISPOSITIVO DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA: REVISITANDO ALGUMAS QUESTÕES E CONSIDERAÇÕES

Autores: Sandra Francesca Conte de Almeida; Rosana Márcia Rolando Aguiar

Citação: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de;  AGUIAR, Rosana Márcia Rolando. A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações. Educar em Revista [online]. 2017, v. 00, n. 64 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 89-101. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.49817>. ISSN 0104-4060.

Resumo:  O objetivo do artigo é o de revisitar algumas questões e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre a pesquisa-intervenção na formação continuada de professores, que utiliza o dispositivo de escuta e análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica, configurando um método clínico-ético. Este visa a tratar dos problemas relativos à práxis dos professores por meio da articulação entre subjetividade e práticas educativas. Para tanto, o trabalho perfaz um breve percurso histórico da análise das práticas profissionais, aborda alguns elementos conceituais de inspiração freudo-lacaniana introduzidos no dispositivo, tece algumas considerações sobre o manejo dos grupos clínicos e a formação do mediador desses grupos, concluindo sobre a relevância e os efeitos do dispositivo no desenvolvimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de professores e na re(significação) de suas práticas docentes.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


Citação:

Resumo: O Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa visa a articulação e integração das vertentes de investigação e de formação numa linha de intervenção e de serviço à comunidade no domínio da utilização das TIC em contextos educativos. Pretende-se, através deste simpósio, refletir sobre a integração das tecnologias de forma transversal em vários anos e áreas de escolaridade, com base em três exemplos de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em contextos diversos, como um museu interativo de ciência e tecnologia em articulação com o 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola do 3º ciclo do Ensino Básico e numa escola do Ensino Secundário. Os projetos apresentados tiveram o apoio e assessoria do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação.

FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA PARTICIPANTE, PRÁTICAS DE ESTÁGIO: ENCONTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoras: Simone Damm Zogaib; Ana Maria Lourenço de Azevedo;

Citação: ZOGAIB, Simone Damm ; AZEVEDO, A. M. L. . Formação docente, pesquisa participante e práticas de estágio: encontros na educação infantil.. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiania. ANAIS do GRUPECIE, 2014.

Resumo: Temos nos deparado com estudos e pesquisas sobre a temática formação de professor e práticas de estágio a partir de diversos enfoques. Este texto apresenta resultados de um “olhar” investigativo do tema em questão que envolveu duas turmas de formandos do curso de pedagogia em uma pesquisa participante de inspiração etnográfica nas escolascampo de práticas, buscando (re)desenhar o estágio em Educação Infantil, articulado à pesquisa e a extensão, como aprendizados de intervenção na realidade da escola pública em Sergipe. As discussões deste trabalho estão relacionadas à concepção de infância adotando como aportes teóricos a perspectiva assumida com base na produção de pesquisas do GEPCIE/UFS sobre infâncias, educação infantil e crianças, compreendendo que as mesmas são sujeitos produtores de cultura e de sua própria história. A opção metodológica adotada traz como referência, os estudos da sociologia da infância (SARMENTO, 2012), Fundamentos da formação docente (PIMENTA, 2005) e da Etnografia (AZEVEDO, 2008; CORSARO, 2011), objetivando dar visibilidade sociológica aos discursos e práticas dos professores, que acolhem cotidianamente uma infância arquitetada sobre os alicerces de uma Educação Infantil ainda conservadora e distanciada das culturas infantis.