NEUROCIÊNCIA E OS PROCESSOS EDUCATIVOS: UM SABER NECESSÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autor: Gilberto Oliveira

Citação: OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves de. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Educação Unisinos [en linea]. 2014, 18(1), 13-24. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=449644342003. Acesso em 21 jun 2022.

Resumo: A educação ganha importância inusitada, neste momento, quando se comprova que as estratégias pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem são eficientes na reorganização do sistema nervoso em desenvolvimento, produzindo novos comportamentos. É neste contexto que se desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de elucidar as contribuições diretas e indiretas da neurociência para a formação de professores. É um estudo bibliográfico realizado a partir de aportes teóricos de autores do campo da neurociência e da formação de professores, tais como: Bartoszeck (2007), Rose (2006), Hardiman e Denckla (2009), Scorza et al. (2005), Rato e Caldas (2010), Goswami (2006), Noronha (2008), dentre outros. A metodologia empregada foi o diálogo hermenêutico nos moldes propostos por Gadamer (1997), como abordagem compreensiva de saberes relacionais. Num primeiro momento, foram elencados autores cujos escritos se relacionam com a neurociência. Em um segundo momento, reunira-se autores que trataram da formação docente e, em um terceiro momento, realizou-se a confluência entre tais escritos com o propósito de associar os conhecimentos neurocientíficos de modo a direcioná-los como subsídios a serem empregados na área de formação de professores. A partir deste estudo, podemos apresentar algumas conclusões: a aprendizagem é decorrência da neuroplasticidade; o cérebro humano não finaliza seu desenvolvimento, mas reestrutura-se, reorganiza-se constantemente. Ideias novas sobre a cognição e o desenvolvimento podem dar novas direções para a educação.

ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores: Marli André; Regina H.S.Simões; Jenete M. Carvalho; Iria Brzezinski

Citação: André, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade [online]. 1999, v. 20, n. 68 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 301-309. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015.

Resumo: O presente trabalho busca fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da formação do professor, com base na análise das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação do país, de 1990 a 1996, dos artigos publicados em 10 periódicos da área, no período 90-97, e das pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho Formação de Professores da Anped, no período de 92 a 98.

DUAS NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

Autores: Odana Palhares; Marise Bartollozzi Bastos

Citação: PALHARES, Odana; BASTOS, Marise Bartolozzi. Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica. Estilos clin.,  São Paulo ,  v. 22, n. 2, p. 246-267, ago.  2017 .   Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282017000200003&lng=p t&nrm=iso. Acesso em:  16  jun  2022. 

Resumo: O objetivo do artigo é discutir o tema da formação de professores partindo das reflexões críticas ao modelo prescritivo pautado em teorias pedagógicas normativas. Diante das propostas de formação que vêm sendo discutidas por teóricos da educação e da sociologia, a psicanálise contribui quando se visa a elucidar o lugar do sujeito nessas proposições das práticas pedagógicas, indicando-se que a acepção psicanalítica de sujeito-efeito é totalmente distinta da concepção psicológica de sujeito-protagonista que vigora no campo educativo. São apresentados dois projetos de pesquisas em andamento que investigam modelos de formação docente pautados em grupos de escuta de professores na educação inclusiva e nas creches.

EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS CRIANÇAS

Autores: Rosângela Bastos Oliveira; Sílvia Letícia Costa Pereira Correia; Társis de Carvalho Santos

Citação: Oliveira, R. B., Correia, S. L. C. P., & Santos, T. de C. (2016). EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS CRIANÇAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional9(9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2455

Resumo: Este trabalho aborda sobre a Representação Simbólica da Criança e Processos Formativos dos Professores de Educação Infantil, considerando a escola como instituição formadora e responsável por uma parte do desenvolvimento humano da criança até a fase de amadurecimento, tendo como uma das suas principais funções preparar para vida em sociedade. O processo da Linguagem Cartográfica acontece durante toda a vida, nesse pensar, considerando os estágios de desenvolvimento, principalmente os advindos da teoria piagetiana4, a qual ressalta que os processos de aprendizagens se estabelecem através das relações humanas com o espaço, é preciso um olhar atento no contexto da prática pedagógica na Educação Infantil no que diz respeito à Linguagem Cartográfica. Assim, essa proposta visa provocar uma discussão sobre a potencialidade da Representação dos Símbolos na criança nos processos formativos com os professores.

DELINEAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES APONTADAS PELAS VOZES DOS PROFESSORES

Autores: Caroline Elizabel Blaszko; Juarez Francisco da Silva; Nájela Tavares Ujiie;

Citação: BLASZLO, C.E;SILVA, J.F da;UJIIE,N.T. Delineamento da formação continuada para prática pedagógica: reflexões apontadas pelas vozes dos professores. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE. 2017.

(APRESENTAÇÃO DE TRABALHO/COMUNICAÇÃO)