Autores: Odana Palhares; Marise Bartollozzi Bastos
Citação: PALHARES, Odana; BASTOS, Marise Bartolozzi. Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica. Estilos clin., São Paulo , v. 22, n. 2, p. 246-267, ago. 2017 . Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282017000200003&lng=p t&nrm=iso. Acesso em: 16 jun 2022.
Resumo: O objetivo do artigo é discutir o tema da formação de professores partindo das reflexões críticas ao modelo prescritivo pautado em teorias pedagógicas normativas. Diante das propostas de formação que vêm sendo discutidas por teóricos da educação e da sociologia, a psicanálise contribui quando se visa a elucidar o lugar do sujeito nessas proposições das práticas pedagógicas, indicando-se que a acepção psicanalítica de sujeito-efeito é totalmente distinta da concepção psicológica de sujeito-protagonista que vigora no campo educativo. São apresentados dois projetos de pesquisas em andamento que investigam modelos de formação docente pautados em grupos de escuta de professores na educação inclusiva e nas creches.