MORIN E FREIRE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO

Autoras: Nadir Teresinha Scholze, Martha Luciana Scholze

Citação: SCHOLZE, N.T & SCHOLZE, M.L. Morin e Freire: um diálogo possível na educação. Revista Acadêmica Licencia&acturas*Ivoti* v.2, no.1, p.67-74, 2014.

Resumo: Este texto apresenta reflexões sobre a educação, tendo como base a leitura e a análise de obras de dois grandes pensadores da educação: Edgar Morin e Paulo Freire. Buscaram-se em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, de Morin, e “Pedagogia da autonomia”, de Freire, os subsídios necessários para a percepção dos pontos comuns que, no pensamento desses autores, pudessem ser convergentes para o desenvolvimento de uma visão transdisciplinar da educação. É um texto bibliográfico que visa contribuir com as reflexões docentes acerca da complexidade da educação na relação com o ensinar, o aprender e a preocupação pela formação do ser humano em sua totalidade. Apresentam-se as considerações iniciais, em seguida faz-se uma imersão nas obras mencionadas para compreendê-las e aproveitá-las em nossa trajetória profissional.

DELINEAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES APONTADAS PELAS VOZES DOS PROFESSORES

Autores: Caroline Elizabel Blaszko; Juarez Francisco da Silva; Nájela Tavares Ujiie;

Citação: BLASZLO, C.E;SILVA, J.F da;UJIIE,N.T. Delineamento da formação continuada para prática pedagógica: reflexões apontadas pelas vozes dos professores. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE. 2017.

(APRESENTAÇÃO DE TRABALHO/COMUNICAÇÃO)

O ENTRE-LUGAR

Autora: Nubia T. Jacques Hanciau,

Introdução: O conceito de entre-lugar torna-se particularmente fecundo para reconfigurar os limites difusos entre centro e periferia, cópia e simulacro, autoria e processos de textualização, literatura e uma multiplicidade de vertentes culturais que circulam na contemporaneidade e ultrapassam fronteiras, fazendo do mundo uma formação de entre-lugares. Marcado por múltiplas acepções, o entre-lugar é valorizado pelos realinhamentos globais e pelas turbulências ideológicas iniciadas nos anos oitenta do último século, quando a desmistificação dos imperialismos revela-se urgente.

MORIN E FREIRE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO

Autoras: Nadir Teresinha Scholze, Martha Luciana Scholze

Resumo: Este texto apresenta reflexões sobre a educação, tendo como base a leitura e a análise de obras de dois grandes pensadores da educação: Edgar Morin e Paulo Freire. Buscaram-se em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, de Morin, e “Pedagogia da autonomia”, de Freire, os subsídios necessários para a percepção dos pontos comuns que, no pensamento desses autores, pudessem ser convergentes para o desenvolvimento de uma visão transdisciplinar da educação. É um texto bibliográfico que visa contribuir com as reflexões docentes acerca da complexidade da educação na relação com o ensinar, o aprender e a preocupação pela formação do ser humano em sua totalidade. Apresentam-se as considerações iniciais, em seguida faz-se uma imersão nas obras mencionadas para compreendê-las e aproveitá-las em nossa trajetória profissional.