A ESCOLA COMO ESPAÇO GEOTECNOLÓGICO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ENTENDIMENTO DO LUGAR NO MUNICÍPIO DE DIAS D’ÁVILA-BA

Autora: Monica Clara Xavier Lima Carvalho

Citação: CARVALHO, Monica Clara Xavier Lima. A escola como espaço geotecnológico: Estratégias pedagógicas de entendimento do lugar no município de Dias d’ávila-Ba. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação- GESTEC, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, p.167. 2020.

Resumo: A educação a serviço do desenvolvimento social fez da escola um espaço de poder, que vem se desafiando a promover o conhecimento a todos os sujeitos. Mas, uma escola dessa grandeza, dentre tantas outras necessidades, carece de compreender suas estruturas administrativas e pedagógicas, que são bases para a realização de ações locais consistentes e coesas com sua realidade. A escola como ambiente vivo é gerida por sujeitos que necessitam, cada vez mais, adquirir saberes, mais contestadoras de sua realidade, como forma de garantir o protagonismo de sua própria história. Nessa perspectiva, o sentido do aprendizado é a formação integral do estudante para participação ativa na sociedade, o que confere na essência o entendimento do Lugar. Para tanto, o ambiente escolar mostra-se como um instrumento a ser entendido na complexidade das dimensões no que tange às vivências e relações, às aprendizagens e sua localização espacial. A escola tem se mostrado também como um espaço geotecnológico, pois o homem, através de processos criativos, tem buscado compreender o meio em que vive criando novas linguagens e formas de se relacionar, logo, constitui-se como um potencial a ser explorado. O objeto de estudo é o entendimento da escola como espaço georreferenciado. A pesquisa de natureza aplicada teve como lócus uma escola da Rede Municipal Pública de Ensino de Dias d’Ávila-Ba, ofertante da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, anos iniciais (1º ao 5º ano), com objetivo de identificar estratégias pedagógicas que visem potencializar a escola como espaço georreferenciado, configurando num Caderno Pedagógico, com registros e propostas geotecnológicas de entendimento do lugar em que está inserida. A abordagem qualitativa favoreceu a compreensão de como a comunidade escolar se  relaciona com seus saberes e fazeres e o seu entorno; por meio da pesquisa participante e  documental, identificaram-se possibilidades de a escola dinamizar ações, (re)conhecer sua  história, (re)constituir suas memórias e consolidar os seus fazeres pedagógicos a partir da  continuidade dos processos, bastante fragmentados devido à rotatividade dos profissionais e  desatualização/desuso do Projeto Político Pedagógico (PPP), o que favorece distanciamento  das necessidades locais, elementos necessários ao PPP, em diálogo com o tempo e espaço dos  sujeitos. Logo, espera-se que o Caderno Pedagógico se constitua importante instrumento de aproximação dessa realidade, tornando-se um referencial-histórico-local e inspiração para os que buscam entender o espaço escolar como lugar de materialidade dos saberes e fazeres onde os sujeitos firmam histórias e memórias.

Palavras-Chave: Escola. Estratégias Pedagógicas. Caderno Pedagógico. Geotecnologias.  Lugar.