MORIN E FREIRE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO

Autoras: Nadir Teresinha Scholze, Martha Luciana Scholze

Citação: SCHOLZE, N.T & SCHOLZE, M.L. Morin e Freire: um diálogo possível na educação. Revista Acadêmica Licencia&acturas*Ivoti* v.2, no.1, p.67-74, 2014.

Resumo: Este texto apresenta reflexões sobre a educação, tendo como base a leitura e a análise de obras de dois grandes pensadores da educação: Edgar Morin e Paulo Freire. Buscaram-se em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, de Morin, e “Pedagogia da autonomia”, de Freire, os subsídios necessários para a percepção dos pontos comuns que, no pensamento desses autores, pudessem ser convergentes para o desenvolvimento de uma visão transdisciplinar da educação. É um texto bibliográfico que visa contribuir com as reflexões docentes acerca da complexidade da educação na relação com o ensinar, o aprender e a preocupação pela formação do ser humano em sua totalidade. Apresentam-se as considerações iniciais, em seguida faz-se uma imersão nas obras mencionadas para compreendê-las e aproveitá-las em nossa trajetória profissional.

ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores: Marli André; Regina H.S.Simões; Jenete M. Carvalho; Iria Brzezinski

Citação: André, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade [online]. 1999, v. 20, n. 68 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 301-309. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015.

Resumo: O presente trabalho busca fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da formação do professor, com base na análise das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação do país, de 1990 a 1996, dos artigos publicados em 10 periódicos da área, no período 90-97, e das pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho Formação de Professores da Anped, no período de 92 a 98.

DUAS NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

Autores: Odana Palhares; Marise Bartollozzi Bastos

Citação: PALHARES, Odana; BASTOS, Marise Bartolozzi. Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica. Estilos clin.,  São Paulo ,  v. 22, n. 2, p. 246-267, ago.  2017 .   Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282017000200003&lng=p t&nrm=iso. Acesso em:  16  jun  2022. 

Resumo: O objetivo do artigo é discutir o tema da formação de professores partindo das reflexões críticas ao modelo prescritivo pautado em teorias pedagógicas normativas. Diante das propostas de formação que vêm sendo discutidas por teóricos da educação e da sociologia, a psicanálise contribui quando se visa a elucidar o lugar do sujeito nessas proposições das práticas pedagógicas, indicando-se que a acepção psicanalítica de sujeito-efeito é totalmente distinta da concepção psicológica de sujeito-protagonista que vigora no campo educativo. São apresentados dois projetos de pesquisas em andamento que investigam modelos de formação docente pautados em grupos de escuta de professores na educação inclusiva e nas creches.