PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


Citação:

Resumo: O Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa visa a articulação e integração das vertentes de investigação e de formação numa linha de intervenção e de serviço à comunidade no domínio da utilização das TIC em contextos educativos. Pretende-se, através deste simpósio, refletir sobre a integração das tecnologias de forma transversal em vários anos e áreas de escolaridade, com base em três exemplos de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em contextos diversos, como um museu interativo de ciência e tecnologia em articulação com o 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola do 3º ciclo do Ensino Básico e numa escola do Ensino Secundário. Os projetos apresentados tiveram o apoio e assessoria do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: Marinalva Lopes Ribeiro; Amali de Angelis Mussi; Isabel Maria Sabino de Farias

Citação: RIBEIRO, Marinalva Lopes, MUSSI, Amali de Angelis, e FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Práticas pedagógicas inovadoras no contexto da educação superior. Acesso em: 28 de maio de 2018. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/26.%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG %C3%93GICAS%20INOVADORAS.pdf

Resumo: Inovação, neste trabalho, está diretamente relacionada à prática pedagógica do professor da educação superior e entendida como ruptura paradigmática (BOAVENTURA SANTOS, 1979), atitude que possibilita reconfigurar conhecimentos de modo a anular ou diminuir a distância estabelecida pela Ciência Moderna entre senso comum e conhecimento científico; objetivo/subjetivo; corpo/mente; cognição/afetividade. Trata-se de um tema atual, que instiga ao debate, visto que a universidade é pressionada, na atualidade, a implementar mudanças que, muitas vezes, a serviço de uma lógica mercadológica, ocorrem sem a participação efetiva e a compreensão dos sujeitos que vão implementá-la, motivo pelo qual o tema adequa-se a este fórum de discussões. Quais são os sentidos atribuídos à inovação por professores considerados detentores de práticas pedagógicas inovadoras pelos estudantes de uma universidade pública da Bahia? Para responder a este questionamento, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, articulada às representações sociais na perspectiva de Jodelet (1989) e Moscovici (2003). O estudo analisa o conceito de inovação, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Carbonell (2002), Cunha (2009 ), Gatti (2006), Libedinsky (2001), Louis (2009), Lucarelli (2007), Masetto (2012), dentre outros. Para a produção dos dados, organizamos um grupo focal com a participação de quatro professores que atuam nos cursos de graduação das áreas de Saúde, Educação, História e Direito, considerados inovadores, mediante uma enquete realizada com estudantes. A pesquisa objetivou analisar os sentidos que esses docentes atribuem à inovação e às experiências vivenciadas nos processos de concepção, desenvolvimento e avaliação da prática pedagógica. Como principais resultados, a pesquisa mostra que os docentes do ensino superior, considerados inovadores, de modo geral, agem na sala de aula utilizando-se dos saberes do senso comum, o que representa, no caso da profissão de professor, ausência de reflexão sobre a prática pedagógica e sobre os pressupostos epistemológicos e metodológicos que a fundamentam.

MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autor: Antonio Carlos Willudwing

Citação: WILLLUDWIG, A. C. MÉTODOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação[S. l.], v. 23, n. 2, p. 204–233, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18881. Acesso em: 21 jun. 2022.

Resumo: Este artigo trata do significado de método de pesquisa e dos tipos que podem ser empregados em estudos na área da educação. Sua finalidade principal é a de explicar as peculiaridades e o modo como deve ser utilizado cada um desses métodos. Inicialmente, faz-se uma abordagem a respeito das pesquisas qualitativa e quantitativa, das modalidades que as integram e das técnicas e tecnologias de investigação. Em seguida, apresentam-se os métodos, seus fundamentos, suas regras e usos na pesquisa educacional e, no final, as críticas que lhes são endereçadas.

CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA A COMPREENSÃO DA PESQUISA SOCIAL

Autora: Alessandra Rufino Santos

Citação: SANTOS, Alessandra Rufino. Contribuições epistemológicas do pensamento complexo para a compreensão da pesquisa social. TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.20, p. 81-99 , jan./jun. 2013. Disponível em: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1332 . Acesso em 27 jun 2022.

Resumo: Na contemporaneidade, com o desenvolvimento do pensamento complexo, a interdisciplinaridade passou a ser valorizada, favorecendo um constante diálogo entre diferentes disciplinas. Neste sentido, ao tomarmos a metodologia etnográfica como foco de interesse das ciências sociais, é possível abordar seu estudo numa perspectiva interdisciplinar, com a finalidade de interagir com diferentes saberes, em especial com a pesquisa social.

FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA PARTICIPANTE, PRÁTICAS DE ESTÁGIO: ENCONTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoras: Simone Damm Zogaib; Ana Maria Lourenço de Azevedo;

Citação: ZOGAIB, Simone Damm ; AZEVEDO, A. M. L. . Formação docente, pesquisa participante e práticas de estágio: encontros na educação infantil.. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiania. ANAIS do GRUPECIE, 2014.

Resumo: Temos nos deparado com estudos e pesquisas sobre a temática formação de professor e práticas de estágio a partir de diversos enfoques. Este texto apresenta resultados de um “olhar” investigativo do tema em questão que envolveu duas turmas de formandos do curso de pedagogia em uma pesquisa participante de inspiração etnográfica nas escolascampo de práticas, buscando (re)desenhar o estágio em Educação Infantil, articulado à pesquisa e a extensão, como aprendizados de intervenção na realidade da escola pública em Sergipe. As discussões deste trabalho estão relacionadas à concepção de infância adotando como aportes teóricos a perspectiva assumida com base na produção de pesquisas do GEPCIE/UFS sobre infâncias, educação infantil e crianças, compreendendo que as mesmas são sujeitos produtores de cultura e de sua própria história. A opção metodológica adotada traz como referência, os estudos da sociologia da infância (SARMENTO, 2012), Fundamentos da formação docente (PIMENTA, 2005) e da Etnografia (AZEVEDO, 2008; CORSARO, 2011), objetivando dar visibilidade sociológica aos discursos e práticas dos professores, que acolhem cotidianamente uma infância arquitetada sobre os alicerces de uma Educação Infantil ainda conservadora e distanciada das culturas infantis.