DUAS NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

Autores: Odana Palhares; Marise Bartollozzi Bastos

Citação: PALHARES, Odana; BASTOS, Marise Bartolozzi. Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica. Estilos clin.,  São Paulo ,  v. 22, n. 2, p. 246-267, ago.  2017 .   Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282017000200003&lng=p t&nrm=iso. Acesso em:  16  jun  2022. 

Resumo: O objetivo do artigo é discutir o tema da formação de professores partindo das reflexões críticas ao modelo prescritivo pautado em teorias pedagógicas normativas. Diante das propostas de formação que vêm sendo discutidas por teóricos da educação e da sociologia, a psicanálise contribui quando se visa a elucidar o lugar do sujeito nessas proposições das práticas pedagógicas, indicando-se que a acepção psicanalítica de sujeito-efeito é totalmente distinta da concepção psicológica de sujeito-protagonista que vigora no campo educativo. São apresentados dois projetos de pesquisas em andamento que investigam modelos de formação docente pautados em grupos de escuta de professores na educação inclusiva e nas creches.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


Citação:

Resumo: O Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa visa a articulação e integração das vertentes de investigação e de formação numa linha de intervenção e de serviço à comunidade no domínio da utilização das TIC em contextos educativos. Pretende-se, através deste simpósio, refletir sobre a integração das tecnologias de forma transversal em vários anos e áreas de escolaridade, com base em três exemplos de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em contextos diversos, como um museu interativo de ciência e tecnologia em articulação com o 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola do 3º ciclo do Ensino Básico e numa escola do Ensino Secundário. Os projetos apresentados tiveram o apoio e assessoria do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: Marinalva Lopes Ribeiro; Amali de Angelis Mussi; Isabel Maria Sabino de Farias

Citação: RIBEIRO, Marinalva Lopes, MUSSI, Amali de Angelis, e FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Práticas pedagógicas inovadoras no contexto da educação superior. Acesso em: 28 de maio de 2018. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/26.%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG %C3%93GICAS%20INOVADORAS.pdf

Resumo: Inovação, neste trabalho, está diretamente relacionada à prática pedagógica do professor da educação superior e entendida como ruptura paradigmática (BOAVENTURA SANTOS, 1979), atitude que possibilita reconfigurar conhecimentos de modo a anular ou diminuir a distância estabelecida pela Ciência Moderna entre senso comum e conhecimento científico; objetivo/subjetivo; corpo/mente; cognição/afetividade. Trata-se de um tema atual, que instiga ao debate, visto que a universidade é pressionada, na atualidade, a implementar mudanças que, muitas vezes, a serviço de uma lógica mercadológica, ocorrem sem a participação efetiva e a compreensão dos sujeitos que vão implementá-la, motivo pelo qual o tema adequa-se a este fórum de discussões. Quais são os sentidos atribuídos à inovação por professores considerados detentores de práticas pedagógicas inovadoras pelos estudantes de uma universidade pública da Bahia? Para responder a este questionamento, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, articulada às representações sociais na perspectiva de Jodelet (1989) e Moscovici (2003). O estudo analisa o conceito de inovação, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Carbonell (2002), Cunha (2009 ), Gatti (2006), Libedinsky (2001), Louis (2009), Lucarelli (2007), Masetto (2012), dentre outros. Para a produção dos dados, organizamos um grupo focal com a participação de quatro professores que atuam nos cursos de graduação das áreas de Saúde, Educação, História e Direito, considerados inovadores, mediante uma enquete realizada com estudantes. A pesquisa objetivou analisar os sentidos que esses docentes atribuem à inovação e às experiências vivenciadas nos processos de concepção, desenvolvimento e avaliação da prática pedagógica. Como principais resultados, a pesquisa mostra que os docentes do ensino superior, considerados inovadores, de modo geral, agem na sala de aula utilizando-se dos saberes do senso comum, o que representa, no caso da profissão de professor, ausência de reflexão sobre a prática pedagógica e sobre os pressupostos epistemológicos e metodológicos que a fundamentam.

HALBWACHS: MEMÓRIA COLETIVA E EXPERIÊNCIA

Autores: Maria Luisa Sandoval Schmidt; Miguel Mahfoud

Citação: SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e experiência. Psicol. USP, São Paulo, v. 4, n. 1-2, p. 285-298, 1993. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771993000100013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 set. 2021.

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas das idéias fundamentais de Maurice Halbwachs sobre o trabalho da memória. Entre as concepções relevantes para a Psicologia Social destacamos a distinção e as relações entre imagem, lembrança e memória, e entre memória individual e memória coletiva; o conceito de confronto de testemunhos; as tensões e a complementaridade entre a história e a memória coletiva. A título de ilustração de ressonâncias destes conceitos no campo da pesquisa em Psicologia Social, comentamos alguns aspectos de pesquisa realizada junto a comunidades tradicionais da Estação Ecológica Juréia-Itatins no Litoral Sul de São Paulo.

Palavras-chave: Memória. Halbwachs. Experiências de vida. Psicologia Social. Relatos verbais.