O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL

Autores: Marcelo de Moraes; Cordeiro Danielle Pozzo

Citação: Cordeiro, M. de M., & Pozzo, D. (2015). O Processo De Inovação Na Educação: Um Estudo Em Uma Organização Educacional.

Resumo: Este artigo objetiva analisar o processo de inovação no campo da educação, a partir de um caso brasileiro. A pesquisa, qualitativa, foi realizada na Rede Marista de Colégios, reconhecida pelas diversas inovações já desenvolvidas. A coleta consistiu em entrevistas semiestruturadas e dados secundários. Os dados, analisados por categorização a priori,
revelaram um processo de inovação ainda desestruturado. Embora invista no desenvolvimento de um processo formal de inovação, a organização enfrenta dificuldades quanto à quebra dos paradigmas de ensino tradicional, evidenciando o impacto de path dependence. Foi identificado que fatores externos impactam neste processo de inovação,  como incentivadores ou limitadores.

Palavras-chaves: Inovação – Educação – Processo de Inovação.

NA PISTA DE PRÁTICAS E PROFESSORES INOVADORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores: Mauro Sérgio da Silva; Valter Bracht 

Citação: Silva, Mauro Sérgio & Bracht, Valter. (2012). NA PISTA DE PRÁTICAS E PROFESSORES INOVADORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Kinesis. 30. 10.5902/010283085718.

Resumo: A tradição (ou a Educação Física tradicional) vem demonstrando mais resistência à mudança do que o esperado pelo movimento renovador da década de 1980. Aos poucos as esperanças iniciais de mudanças massivas da prática, deram lugar a uma expectativa mais modesta de fomentar inovações ou mudanças locais. Uma mudança no enfrentamento teórico- metodológico do problema está relacionada ao reconhecimento da importância do professor e de sua formação nesse processo, bem como, da consideração do ambiente concreto da escola, ou seja, o “chão da escola” ou o cotidiano escolar. Assim sendo, o presente artigo constitui-se numa tentativa de identificar e compreender os processos de inovação pedagógica na Educação Física, levados a efeito por professores em contextos específicos. Tem a intenção também, de dar visibilidade a estas experiências na expectativa de potencializar outras.

Palavras chave: Educação Física. Inovação. Prática pedagógica. 

ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES

Autor: Roque Moraes

Citação: MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2003, v. 9, n. 2 [Acessado 27 Junho 2022], pp. 191-211. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?lang=pt.

Resumo: O presente artigo propõe-se a examinar processos de análise textual qualitativa que, num ciclo de análise constituído de três elementos – unitarização, categorização e comunicação – se apresenta como um movimento que possibilita a emergência de novas compreensões com base na auto-organização. Ao longo do texto trabalha-se com a metáfora de uma tempestade de luz, procurando com isso criar uma imagem que traduza o modo como emergem as novas compreensões no processo analítico, atingindo-se novas formas de ordem com a participação do caos e da desordem.

MORIN E FREIRE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO

Autoras: Nadir Teresinha Scholze, Martha Luciana Scholze

Citação: SCHOLZE, N.T & SCHOLZE, M.L. Morin e Freire: um diálogo possível na educação. Revista Acadêmica Licencia&acturas*Ivoti* v.2, no.1, p.67-74, 2014.

Resumo: Este texto apresenta reflexões sobre a educação, tendo como base a leitura e a análise de obras de dois grandes pensadores da educação: Edgar Morin e Paulo Freire. Buscaram-se em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, de Morin, e “Pedagogia da autonomia”, de Freire, os subsídios necessários para a percepção dos pontos comuns que, no pensamento desses autores, pudessem ser convergentes para o desenvolvimento de uma visão transdisciplinar da educação. É um texto bibliográfico que visa contribuir com as reflexões docentes acerca da complexidade da educação na relação com o ensinar, o aprender e a preocupação pela formação do ser humano em sua totalidade. Apresentam-se as considerações iniciais, em seguida faz-se uma imersão nas obras mencionadas para compreendê-las e aproveitá-las em nossa trajetória profissional.

ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores: Marli André; Regina H.S.Simões; Jenete M. Carvalho; Iria Brzezinski

Citação: André, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade [online]. 1999, v. 20, n. 68 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 301-309. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015.

Resumo: O presente trabalho busca fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da formação do professor, com base na análise das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação do país, de 1990 a 1996, dos artigos publicados em 10 periódicos da área, no período 90-97, e das pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho Formação de Professores da Anped, no período de 92 a 98.