AUGÉ, MARC. NÃO LUGARES: INTRODUÇÃO A UMA ANTROPOLOGIA DE SUPERMODERNIDADE

Autor: Lamia Jorge SAADI TOSI

Citação: TOSI, L. S. Augé, Marc. Não Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Unesp, 2015. Disponível em: ww2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/aurora/article/view/4711/3 442.

Apresentação: Traduzido para a língua portuguesa por Maria Lúcia Pereira e editado pela Editora Papirus/Campinas (SP), em 2012, a obra de Marc Augé, professor na École des Hautes Études en Science Sociales, traz ao público brasileiro uma intrigante reflexão sobre o papel daqueles lugares nos quais permanecemos em trânsito, em espera ou apenas de passagem. Não lugares se consolidam na contemporaneidade supermoderna e tendem a exercer uma espécie de efeito dissolvente sobre a maneira pela qual nós nos relacionamos ou pensamos nossa identidade e a representamos. Essa desconcertante constatação opera uma verdadeira mutação na análise antropológica na medida em que a localização e a interação dos indivíduos que formam comunidades, suas relações de identidade e seus espaços de representação compartilham e ultrapassam matrizes espaciais específicas das culturas e apresentam outras mediações marcadas pela presença de não lugares que se intensificaram recentemente.

DESAFIOS DA UBIQUIDADE PARA A EDUCAÇÃO

Autora: Lucia Santaella

Citação: SANTAELLA, Lucia. Desafios da Ubiquidade para a Educação. Ensino Superior Unicamp,v.9,p.19-28,2013.Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr. unicamp.br/artigos/desafios-da-ubiquidade-para-a-educacao. Acesso em: 21 jun 2022.

Resumo: O objetivo deste artigo é perscrutar o perfil cognitivo do usuário que navega pelas arquiteturas líquidas informacionais do ciberespaço. Tanto quanto posso ver, o cerne da questão da aprendizagem e da aquisição de conhecimento localiza-se, antes de tudo, na figura do leitor, no perfil cognitivo do leitor. Que leitor prossumidor (produtor e consumidor de textos multimídia) é esse que hoje transita pelas redes? Creio que essa questão é fundamental para se pensar quaisquer projetos que visam introduzir a utilização das redes informacionais para incrementar processos educativos em quaisquer de seus níveis. É para a discussão dessa questão que este artigo está dedicado.

DIFERENCIAIS INOVADORES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autora: Lucília Regina de Souza Machado;

Citação: MACHADO, L. R. de S. DIFERENCIAIS INOVADORES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica[S.l.], v. 1, n. 1, p. 8–22, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2862. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862. Acesso em: 16 jun. 2022.

Resumo: Sem esgotar a riqueza das contribuições das intervenções dos participantes do GT – Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica, constituído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec do Ministério da Educação – MEC, por intermédio do Departamento de Políticas e Articulações Institucionais, este artigo reúne alguns aspectos da discussão ocorrida nas duas reuniões que este grupo realizou no segundo semestre de 2007. Trata-se de um assunto urgente, complexo e de enorme relevância educacional. O objetivo deste artigo é o de registrar considerações, indicações e recomendações feitas por este GT e sua finalidade é a de contribuir para a ampliação do debate de todos os setores interessados na construção de uma sólida e articulada política nacional de formação de professores para a educação profissional e tecnológica.

POR QUE PENSAR?

Coordenador: Leôncio Martins Rodrigues

Expositores: Boaventura de Sousa Santos, Gildo Marçal Brandão, Luiz Jorge Werneck Vianna

É um prazer enorme estar aqui, voltar aqui e fazê-lo nestas circunstâncias da celebração dos 25 anos do CEDEC, instituição que me habituei a respeitar há muitos anos, a admirar, a seguir e a colaborar na medida do possível, nos seus trabalhos e na sua revista, uma revista de resistência, de criatividade, de pensamento crítico sobre o Brasil. Por todas estas razões eu não poderia faltar à chamada que a Amélia fez e aqui estou, com todo gosto, pois.