PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


Citação:

Resumo: O Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa visa a articulação e integração das vertentes de investigação e de formação numa linha de intervenção e de serviço à comunidade no domínio da utilização das TIC em contextos educativos. Pretende-se, através deste simpósio, refletir sobre a integração das tecnologias de forma transversal em vários anos e áreas de escolaridade, com base em três exemplos de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em contextos diversos, como um museu interativo de ciência e tecnologia em articulação com o 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola do 3º ciclo do Ensino Básico e numa escola do Ensino Secundário. Os projetos apresentados tiveram o apoio e assessoria do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação.

O NÃO-LUGAR DOS PROFESSORES NOS ENTRELUGARES DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autora: Janete Magalhães Carvalho

Citação: Carvalho, Janete Magalhães O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação [online]. 2005, n. 28 [Acessado 20 Setembro 2021], pp. 96-107. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100008>. Epub 10 Out 2005. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100008.

Resumo: O artigo faz uma análise dos sistemas de representação de professores, delegados eleitos para participarem do GT – Formação e Valorização do Magistério, por ocasião da realização do Seminário Estadual de Política Educacional do Espírito Santo, sobre os processos de formação continuada desenvolvidos pela Secretaria de Educação. Utiliza como referencial de análise as categorias de não-lugar, lugar, espaços-tempos e comunidades compartilhadas, a partir das obras de Lefebvre (1983), Augé (1994), Certeau (2001) e Santos (2000), dentre outros. Trabalha com metodologia baseada em coleta de dados por meio de questionário composto de questões abertas e fechadas. Aponta como resultado que o sistema de representação de professores enuncia a necessidade de instauração de processos de formação continuada voltados para a “utópica” de constituição de um coletivo escolar que supere, por meio de comunidades compartilhadas, o não-lugar por eles ocupado até então.

A LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE E NAS PRATICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora: Janete C. Florentino

O presente artigo se propõe a discorrer sobre a necessidade de se discutir sobre a presença da ludicidade na formação docente, reconhecendo sua importância não só no currículo das instituições de ensino superior como nas formações continuadas e/ou em serviço, uma vez que o elemento lúdico sendo reconhecido como forma de expressão e comunicação infantil precisa se fazer presente na prática dos docentes da educação infantil.