INOVAÇÃO PEDAGÓGICA CONCEPÇÕES QUE ORBITAM ESTE CONCEITO

Autores: SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira;  MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva

Resumo:O objetivo deste artigo é apresentar concepções relacionadas a inovação pedagógica. O percurso metodológico se fundamentou na utilização de levantamento bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. E como resultado da pesquisa, identificamos que a inovação pedagógica não deve ser vista apenas no sentido positivista, ou como sinônimo de mudança, ou reforma educacional em seu sentido amplo, ou muito menos apenas como uma alteração de práticas costumeiras em um grupo social, e sim, a inovação pedagógica se estabelece pelo criar, adequar ou readaptar técnicas ou tecnologias – digitais ou não – visando com isso, agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chaves: Inovação Pedagógica; Ensino; Tecnologia Digital; Educação.

SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores: Ivan Fortunato; Juanjo Mena

Citação: FORTUNATO, I.; MENA, J. Sobre a epistemologia da formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 1881–1895, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11900. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11900. Acesso em: 16 jun. 2022.

Resumo: Este artigo de abertura do número especial sobre epistemologia e formação de professores busca apresentar um panorama parcial da área. Elaborado na forma de um ensaio, o objetivo é descrever algumas teorias que têm norteado a formação docente, inicial e continuada, a partir de práticas vivenciadas em territórios distintos. Não se trata de um estudo comparado, pois não se analisam as diferenças ou proximidades. O objetivo principal é refletir sobre o suporte epistemológico, consistente e/ou emergente, que tem embasado normas, formas e metodologias de formação de professores. Ao final, espera-se colocar em evidência a epistemologia como algo fundante da carreira docente, a qual deve ser revisitada amiúde por aqueles que são responsáveis pela formação de professores.

ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores: Marli André; Regina H.S.Simões; Jenete M. Carvalho; Iria Brzezinski

Citação: André, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade [online]. 1999, v. 20, n. 68 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 301-309. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015.

Resumo: O presente trabalho busca fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da formação do professor, com base na análise das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação do país, de 1990 a 1996, dos artigos publicados em 10 periódicos da área, no período 90-97, e das pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho Formação de Professores da Anped, no período de 92 a 98.

DELINEAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES APONTADAS PELAS VOZES DOS PROFESSORES

Autores: Caroline Elizabel Blaszko; Juarez Francisco da Silva; Nájela Tavares Ujiie;

Citação: BLASZLO, C.E;SILVA, J.F da;UJIIE,N.T. Delineamento da formação continuada para prática pedagógica: reflexões apontadas pelas vozes dos professores. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE. 2017.

(APRESENTAÇÃO DE TRABALHO/COMUNICAÇÃO)