SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores: Ivan Fortunato; Juanjo Mena

Citação: FORTUNATO, I.; MENA, J. Sobre a epistemologia da formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 1881–1895, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11900. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11900. Acesso em: 16 jun. 2022.

Resumo: Este artigo de abertura do número especial sobre epistemologia e formação de professores busca apresentar um panorama parcial da área. Elaborado na forma de um ensaio, o objetivo é descrever algumas teorias que têm norteado a formação docente, inicial e continuada, a partir de práticas vivenciadas em territórios distintos. Não se trata de um estudo comparado, pois não se analisam as diferenças ou proximidades. O objetivo principal é refletir sobre o suporte epistemológico, consistente e/ou emergente, que tem embasado normas, formas e metodologias de formação de professores. Ao final, espera-se colocar em evidência a epistemologia como algo fundante da carreira docente, a qual deve ser revisitada amiúde por aqueles que são responsáveis pela formação de professores.