O TRABALHO DIDÁTICO DO PROFESSOR NA ATUALIDADE: ENTRE DISPUTAS, RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Autores: Isabel Maria Sabino de Farias, Geandra Claudia Silva Santos, Iure Coutre Gurgel
Maria Raquel de Carvalho Azevedo

Resumo: A Didática, inserta no âmbito de conhecimento e investigação dos fenômenos pedagógicos, é expressão de uma prática determinada social, histórica e culturalmente. Esse entendimento e a maneira como os professores concebem opções para enfrentar tensões e contradições da prática educativa, visando à garantia do direito à educação, recorrentemente, configuram objeto de estudo e compromisso político-pedagógico da Didática no contexto das disputas de classes nos limites docapitalismo, mediadas pela educação escolar. No Brasil, a crise política, agravada pela pandemia da covid-19, revelou retrocessos significativos. Na Educação, tal circunstância toma conformação nas contrarreformas curriculares, na afirmação do neotecnicismo pedagógico e na atuação marcante das tecnologias na escolarização. Objetiva-se problematizar os influxos dessa realidade no trabalho didático do professor, seus rebatimentos na efetivação do direito à educação, na organização do ensino e na docência. Reporta-se à análise teórica sustentada por formulações vinculadas a uma Didática crítica e intercultural. Questiona-se: Como pensar o trabalho didático do professor no contexto contemporâneo, caracterizado por tantos retrocessos? Quais as possibilidadesda Didática contribuir paraa interlocução do fazer docente com a formação,considerando a atual disputa no concerto da prática educativa?

Palavras-chaves: Trabalho didático. Didática crítica e intercultural. Práxis docente.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: Marinalva Lopes Ribeiro; Amali de Angelis Mussi; Isabel Maria Sabino de Farias

Citação: RIBEIRO, Marinalva Lopes, MUSSI, Amali de Angelis, e FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Práticas pedagógicas inovadoras no contexto da educação superior. Acesso em: 28 de maio de 2018. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/26.%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG %C3%93GICAS%20INOVADORAS.pdf

Resumo: Inovação, neste trabalho, está diretamente relacionada à prática pedagógica do professor da educação superior e entendida como ruptura paradigmática (BOAVENTURA SANTOS, 1979), atitude que possibilita reconfigurar conhecimentos de modo a anular ou diminuir a distância estabelecida pela Ciência Moderna entre senso comum e conhecimento científico; objetivo/subjetivo; corpo/mente; cognição/afetividade. Trata-se de um tema atual, que instiga ao debate, visto que a universidade é pressionada, na atualidade, a implementar mudanças que, muitas vezes, a serviço de uma lógica mercadológica, ocorrem sem a participação efetiva e a compreensão dos sujeitos que vão implementá-la, motivo pelo qual o tema adequa-se a este fórum de discussões. Quais são os sentidos atribuídos à inovação por professores considerados detentores de práticas pedagógicas inovadoras pelos estudantes de uma universidade pública da Bahia? Para responder a este questionamento, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, articulada às representações sociais na perspectiva de Jodelet (1989) e Moscovici (2003). O estudo analisa o conceito de inovação, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Carbonell (2002), Cunha (2009 ), Gatti (2006), Libedinsky (2001), Louis (2009), Lucarelli (2007), Masetto (2012), dentre outros. Para a produção dos dados, organizamos um grupo focal com a participação de quatro professores que atuam nos cursos de graduação das áreas de Saúde, Educação, História e Direito, considerados inovadores, mediante uma enquete realizada com estudantes. A pesquisa objetivou analisar os sentidos que esses docentes atribuem à inovação e às experiências vivenciadas nos processos de concepção, desenvolvimento e avaliação da prática pedagógica. Como principais resultados, a pesquisa mostra que os docentes do ensino superior, considerados inovadores, de modo geral, agem na sala de aula utilizando-se dos saberes do senso comum, o que representa, no caso da profissão de professor, ausência de reflexão sobre a prática pedagógica e sobre os pressupostos epistemológicos e metodológicos que a fundamentam.

REPERCUSSÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA: INOVAÇÃO, MUDANÇA E CULTURA DOCENTE

Autora: Isabel Maria Sabino de Farias – UECE

Resumo: Este ensaio aborda uma dimensão significativa da política educacional: sua relação com a escola, a cultura docente e os desafios do processo de mudança. Discute as exigências da pressão social em relação à mudança na educação, detendo-se sobre seus vínculos com a noção de inovação em um cenário de reforma educativa. Ressalta a manifestação da cultura docente no contexto escolar, explicitando suas dimensões constituidoras. Situa, então, alguns resultados da investigação empírica1, cujo trabalho de campo envolveu 4 escolas públicas de Fortaleza e 32 professores do ensino fundamental.