O TRABALHO DIDÁTICO DO PROFESSOR NA ATUALIDADE: ENTRE DISPUTAS, RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Autores: Isabel Maria Sabino de Farias, Geandra Claudia Silva Santos, Iure Coutre Gurgel
Maria Raquel de Carvalho Azevedo

Resumo: A Didática, inserta no âmbito de conhecimento e investigação dos fenômenos pedagógicos, é expressão de uma prática determinada social, histórica e culturalmente. Esse entendimento e a maneira como os professores concebem opções para enfrentar tensões e contradições da prática educativa, visando à garantia do direito à educação, recorrentemente, configuram objeto de estudo e compromisso político-pedagógico da Didática no contexto das disputas de classes nos limites docapitalismo, mediadas pela educação escolar. No Brasil, a crise política, agravada pela pandemia da covid-19, revelou retrocessos significativos. Na Educação, tal circunstância toma conformação nas contrarreformas curriculares, na afirmação do neotecnicismo pedagógico e na atuação marcante das tecnologias na escolarização. Objetiva-se problematizar os influxos dessa realidade no trabalho didático do professor, seus rebatimentos na efetivação do direito à educação, na organização do ensino e na docência. Reporta-se à análise teórica sustentada por formulações vinculadas a uma Didática crítica e intercultural. Questiona-se: Como pensar o trabalho didático do professor no contexto contemporâneo, caracterizado por tantos retrocessos? Quais as possibilidadesda Didática contribuir paraa interlocução do fazer docente com a formação,considerando a atual disputa no concerto da prática educativa?

Palavras-chaves: Trabalho didático. Didática crítica e intercultural. Práxis docente.

GRUPO FOCAL – ESTRATÉGIA METODOLÓGICA QUALITATIVA: UM ENSAIO TEÓRICO

Autoras: Ione Maria Aschidamini, Rosita Suape 

Citação: ASCHIDAMINI, Ione Maria; SAUPE, Rosita. GRUPO FOCAL ESTRATÉGIA METODOLÓGICA QUALITATIVA: UM ENSAIO TEÓRICO. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 9, n. 1, jun. 2004. ISSN 2176-9133. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1700. Acesso em: 27 jun. 2022.

Resumo: O artigo tem como objetivo abordar fundamentos teóricos sobre a técnica de Grupo Focal como Estratégia Metodológica Qualitativa. Abrange os aspectos objetivos e subjetivos do trabalho em grupo, bem como o papel do moderador e do(s) observador(es) como facilitadores do processo grupal. Destaca a importância das etapas sucessivas para a investigação através dos Grupos Focais e enfatiza a seleção dos participantes como tarefa relevante para o alcance dos objetivos da pesquisa.

SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores: Ivan Fortunato; Juanjo Mena

Citação: FORTUNATO, I.; MENA, J. Sobre a epistemologia da formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 1881–1895, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11900. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11900. Acesso em: 16 jun. 2022.

Resumo: Este artigo de abertura do número especial sobre epistemologia e formação de professores busca apresentar um panorama parcial da área. Elaborado na forma de um ensaio, o objetivo é descrever algumas teorias que têm norteado a formação docente, inicial e continuada, a partir de práticas vivenciadas em territórios distintos. Não se trata de um estudo comparado, pois não se analisam as diferenças ou proximidades. O objetivo principal é refletir sobre o suporte epistemológico, consistente e/ou emergente, que tem embasado normas, formas e metodologias de formação de professores. Ao final, espera-se colocar em evidência a epistemologia como algo fundante da carreira docente, a qual deve ser revisitada amiúde por aqueles que são responsáveis pela formação de professores.

ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores: Marli André; Regina H.S.Simões; Jenete M. Carvalho; Iria Brzezinski

Citação: André, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade [online]. 1999, v. 20, n. 68 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 301-309. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015.

Resumo: O presente trabalho busca fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da formação do professor, com base na análise das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação do país, de 1990 a 1996, dos artigos publicados em 10 periódicos da área, no período 90-97, e das pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho Formação de Professores da Anped, no período de 92 a 98.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: Marinalva Lopes Ribeiro; Amali de Angelis Mussi; Isabel Maria Sabino de Farias

Citação: RIBEIRO, Marinalva Lopes, MUSSI, Amali de Angelis, e FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Práticas pedagógicas inovadoras no contexto da educação superior. Acesso em: 28 de maio de 2018. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/26.%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG %C3%93GICAS%20INOVADORAS.pdf

Resumo: Inovação, neste trabalho, está diretamente relacionada à prática pedagógica do professor da educação superior e entendida como ruptura paradigmática (BOAVENTURA SANTOS, 1979), atitude que possibilita reconfigurar conhecimentos de modo a anular ou diminuir a distância estabelecida pela Ciência Moderna entre senso comum e conhecimento científico; objetivo/subjetivo; corpo/mente; cognição/afetividade. Trata-se de um tema atual, que instiga ao debate, visto que a universidade é pressionada, na atualidade, a implementar mudanças que, muitas vezes, a serviço de uma lógica mercadológica, ocorrem sem a participação efetiva e a compreensão dos sujeitos que vão implementá-la, motivo pelo qual o tema adequa-se a este fórum de discussões. Quais são os sentidos atribuídos à inovação por professores considerados detentores de práticas pedagógicas inovadoras pelos estudantes de uma universidade pública da Bahia? Para responder a este questionamento, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, articulada às representações sociais na perspectiva de Jodelet (1989) e Moscovici (2003). O estudo analisa o conceito de inovação, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Carbonell (2002), Cunha (2009 ), Gatti (2006), Libedinsky (2001), Louis (2009), Lucarelli (2007), Masetto (2012), dentre outros. Para a produção dos dados, organizamos um grupo focal com a participação de quatro professores que atuam nos cursos de graduação das áreas de Saúde, Educação, História e Direito, considerados inovadores, mediante uma enquete realizada com estudantes. A pesquisa objetivou analisar os sentidos que esses docentes atribuem à inovação e às experiências vivenciadas nos processos de concepção, desenvolvimento e avaliação da prática pedagógica. Como principais resultados, a pesquisa mostra que os docentes do ensino superior, considerados inovadores, de modo geral, agem na sala de aula utilizando-se dos saberes do senso comum, o que representa, no caso da profissão de professor, ausência de reflexão sobre a prática pedagógica e sobre os pressupostos epistemológicos e metodológicos que a fundamentam.