DAS GEOTECNOLOGIAS À GEOGRAFIA DAS COISAS

Autores: Francisco Jorge De Oliveira Brito; Priscila Lopes Nascimento

Resumo: Este trabalho apresenta o redimensionamento da categoria geotecnologias no contexto do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, núcleo de pesquisa vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC e Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, ambos no âmbito da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. As geotecnologias são apresentadas em articulação teórica ao pensamento geográfico, bem como analisada sob a ressignificação da prática pedagógica mediada pela educação científica, pelas tecnologias da informação e da comunicação, pela geografia das coisas e pelas próprias geotecnologias, inclusive na sua faceta tecnicista. Este trabalho propõe tecer uma articulação epistemológica entre as geotecnologias e a geografia das coisas no âmbito da educação científica. A composição dessa tessitura teórica tem como foco a formação crítica de sujeitos/cidadãos, bem como, oportunizar possibilidades de aprendizagem significativa no âmbito das experiências relacionadas ao lugar, às histórias, aos sujeitos e, também, aos conteúdos. A proposição, especialmente no Brasil dos nossos dias, se alinha à demanda da educação pública na contemporaneidade, a qual tem o deve estar atenta aos que estão do lado de cá.

Palavras-chave: Geotecnologias, Geografia das coisas, Educação e contemporaneidade

O CONCEITO DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO NECESSÁRIA

Autor: Fernando Gomes de Oliveira Tavares

Citação: Tavares, F. (2019). O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação (UFSM), 44, e4/ 1-19. doi:https://doi.org/10.5902/1984644432311

Resumo: Realiza uma análise acerca do conceito de inovação presente nas pesquisas educacionais. Seleciona e examina um conjunto de vinte e três artigos científicos, indexados em duas bases de dados internacionais (SciELO e Web of Science), publicados no período de 1974 a 2017. Como resultado, percebe que a inovação é entendida sob quatro perspectivas: como algo positivo a priori, como sinônimo de mudança e reforma educacional, como modificação de propostas curriculares e como alteração de práticas educacionais costumeiras em um grupo social. Conclui que o conceito de inovação detém uma ampla rede de significados que estão vinculados às diferentes concepções epistemológicas e ideológicas acerca do processo educativo.

Palavras-chave: Inovação; Educação; Inovação educacional