REPENSANDO AS ARTES DO CORPO

Autores: Profa. Dra. Christine Greiner

Resumo:  Há 13 anos criamos na PUC-SP um curso chamado Comunicação das Artes do Corpo. Até então, não se usava esse termo, hoje já tão disseminado. Embora não existisse na proposta do curso uma implosão radical das diferentes linguagens ou gêneros artísticos que faziam parte das Artes do Corpo (a dança, o teatro e a performance), a ideia era apostar nas contaminações. Como a própria nomeação sugeria, o que havia em comum entre as diversas experiências era a ênfase no corpo. Ele não seria um instrumento dos sujeitos e das propostas, mas o ponto de partida das experiências, tanto na sua materialidade quanto nas suas possíveis representações.

INOVAR É PRECISO: CONCEPÇÕES DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autora: Claudia Maria Francisca Teixeira

Citação: TEIXEIRA, Claudia Maria Francisca. Inovar é preciso: concepções de inovação em educação. 2011. Disponível em: http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2011_13.47.21.977d 2f60a39aa3508f15.

Introdução: Há algumas décadas mudança e inovação tem sido alvo de estudos de educadores e pesquisadores como Fullan (2002), Huberman (1973), Correia (1989), Hernandez et al (2000), Thurler (2001), Cardoso (2003). Destacamos, também, os primeiros trabalhos relativos à inovação educacional, no Brasil, de Saviani, Ferretti, Wanderley, Goldenberg e Krasilchik organizados por Garcia em 1985. O termo inovação foi importado para educação do mundo da produção e da administração. Nas décadas de 1950/60, os teóricos da inovação concebiam-na como um processo em etapas previsíveis, desde a gestação até a implementação e generalização (MESSINA, 2001). Assim, o conceito de inovação relacionado à educação surgiu impregnado da concepção de que os avanços da Ciência e da Tecnologia determinariam o desenvolvimento econômico, social e cultural. Para esta visão o progresso científico e tecnológico deveria consistir em benefícios e valorização onde quer que fosse empregado seja no individuo, num produto ou no antigo processo (GOMEZ, 2007). A ênfase no dispositivo tecnológico como deflagrador de inovações desta perspectiva progressista influenciou programas e reformas educacionais a partir dos anos 1950.

DELINEAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES APONTADAS PELAS VOZES DOS PROFESSORES

Autores: Caroline Elizabel Blaszko; Juarez Francisco da Silva; Nájela Tavares Ujiie;

Citação: BLASZLO, C.E;SILVA, J.F da;UJIIE,N.T. Delineamento da formação continuada para prática pedagógica: reflexões apontadas pelas vozes dos professores. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE. 2017.

(APRESENTAÇÃO DE TRABALHO/COMUNICAÇÃO)