FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE

Autor: Antônio Nóvoa

Citação: Texto publicado em NÓVOA, António, coord. – “Os professores e a sua formação”. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.

Resumo:Este texto procura introduzir novas abordagens no debate sobre a formação de professores, deslocando-o de uma perspectiva excessivamente centrada nas dimensões académicas (áreas, currículos, disciplinas, etc.) para uma perspectiva centrada no terreno profissional (1). Na primeira parte evoca-se o percurso histórico de formação da profissão docente, argumentando-se com a necessidade de pensar a formação de professores a partir de uma reflexão fundamental sobre a profissão docente. Na segunda parte relaciona-se a formação de professores com o desenvolvimento pessoal (produzir a vida do professor), com o desenvolvimento profissional (produzir a profissão docente) e com o desenvolvimento organizacional (produzir a escola). Não se trata de um texto “fechado”, mas antes do lançamento de um conjunto de ideias “abertas”, que procuram estimular um pensamento diferente sobre os modos e as estratégias de formação de professores.

FIRMAR A POSIÇÃO COMO PROFESSOR, AFIRMAR A PROFISSÃO DOCENTE

Autor: Antônio Nóvoa

Citação: Nóvoa, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa [online]. 2017, v. 47, n. 166 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 1106-1133. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053144843>. ISSN 1980-5314.

Resumo: O artigo mostra, na primeira parte, a necessidade de se pensar a formação de professores como uma formação profissional. Para isso, é fundamental construir um novo lugar institucional, que traga a profissão para dentro das instituições de formação. Entre partes, defende-se que a formação deve consolidar a posição de cada pessoa como profissional e a própria posição da profissão. Na segunda parte, é abordada a necessidade de reorganizar o lugar da formação de professores, desdobrando o conceito de posição em cinco movimentos: disposição pessoal, interposição profissional, composição pedagógica, recomposição investigativa e exposição pública. O texto conclui com uma coda, na qual se insiste sobre a importância da profissão para a formação e da formação para a profissão.

REFLEXÕES SOBRE A CONVERGÊNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE EDGAR MORIN: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores: Alex Costa da Silva, María Elena Infante-Malachias

Citação: SILVA, Alex Costa da; INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Reflexões sobre a convergência do pensamento de Paulo Freire e de Edgar Morin: contribuições para a formação docente. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 42, p. 223-242, 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2155 >.

Resumo: Este trabalho de natureza teórica tem como propósito investigar e apresentar detalhadamente algumas das ideias convergentes nas obras: “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa” De Paulo Freire e “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro” de Edgar Morin. Ambos os autores percebem o conhecimento como a possibilidade de conhecer que contrasta com a idéia de acúmulo de saberes própria do senso comum. Eles destacam a importância de se considerar a complexa dimensão humana para a compreensão da educação e da sociedade como um todo, destacando o componente emocional. A proposta de estar sempre aberto às novas idéias e revendo as anteriores, para que estas não se tornem objeto da racionalização que gera cegueiras e incompreensões é fundamental. A análise aqui apresentada pode se constituir em subsídio para a promoção de discussões e debates entre professores e profissionais vinculados à educação, que efetivamente possam contribuir para uma reorientação e humanização das práticas educativas.

Palavras-chave: Paulo Freire, Edgar Morin conhecimento humano, prática reflexiva

INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores: Antônio Amorim-Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Carla Liane N. Santos-Universidade do Estado da Bahia-UNEB

José Antônio Serrano Castañeda-Universidade Pedagógica Nacional (UPN).

Citação: AMORIM, A.; SANTOS, C. L. N.; CASTAÑEDA, J. A. S. INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 21, n. 38, 11.

Resumo: Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade. Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacional atual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquanto uma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saber escolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão do sistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberes socioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.

DIFICULDADES, CONSTRANGIMENTOS E DESAFIO NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autora: Ana Luísa Rodrigues

Citação: Rodrigues, A. L. (2014). Dificuldades, constrangimentos e desafios na integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores. In Aprendizagem online, Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 838-846). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Resumo: A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores, seja na formação inicial seja na formação contínua, apresenta diversas dificuldades e constrangimentos, e por sua vez desafios, que temos que enfrentar. Este estudo tem como objetivo identificar quais as principais dificuldades e constrangimentos na incorporação pedagógica das tecnologias pelos professores e elencar alguns dos desafios a ter em linha de conta no seu processo de formação. Numa abordagem qualitativa e utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos com observação participante foram analisados dois processos de formação de professores desenvolvidos no ano letivo de 2013/14, um num curso de formação inicial e outro num projeto de formação contínua de professores. Pretende-se também fazer a ponte entre os incidentes críticos verificados nos processos de formação analisados e as linhas gerais de orientação referidas na literatura sobre as dificuldades e constrangimentos na integração das tecnologias digitais em contexto educativo.