A PESQUISA-INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFESSORES E O DISPOSITIVO DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA: REVISITANDO ALGUMAS QUESTÕES E CONSIDERAÇÕES

Autores: Sandra Francesca Conte de Almeida; Rosana Márcia Rolando Aguiar

Citação: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de;  AGUIAR, Rosana Márcia Rolando. A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações. Educar em Revista [online]. 2017, v. 00, n. 64 [Acessado 16 Junho 2022], pp. 89-101. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.49817>. ISSN 0104-4060.

Resumo:  O objetivo do artigo é o de revisitar algumas questões e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre a pesquisa-intervenção na formação continuada de professores, que utiliza o dispositivo de escuta e análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica, configurando um método clínico-ético. Este visa a tratar dos problemas relativos à práxis dos professores por meio da articulação entre subjetividade e práticas educativas. Para tanto, o trabalho perfaz um breve percurso histórico da análise das práticas profissionais, aborda alguns elementos conceituais de inspiração freudo-lacaniana introduzidos no dispositivo, tece algumas considerações sobre o manejo dos grupos clínicos e a formação do mediador desses grupos, concluindo sobre a relevância e os efeitos do dispositivo no desenvolvimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de professores e na re(significação) de suas práticas docentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *