REFLEXÕES SOBRE A CONVERGÊNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE EDGAR MORIN: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores: Alex Costa da Silva, María Elena Infante-Malachias

Citação: SILVA, Alex Costa da; INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Reflexões sobre a convergência do pensamento de Paulo Freire e de Edgar Morin: contribuições para a formação docente. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 42, p. 223-242, 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2155 >.

Resumo: Este trabalho de natureza teórica tem como propósito investigar e apresentar detalhadamente algumas das ideias convergentes nas obras: “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa” De Paulo Freire e “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro” de Edgar Morin. Ambos os autores percebem o conhecimento como a possibilidade de conhecer que contrasta com a idéia de acúmulo de saberes própria do senso comum. Eles destacam a importância de se considerar a complexa dimensão humana para a compreensão da educação e da sociedade como um todo, destacando o componente emocional. A proposta de estar sempre aberto às novas idéias e revendo as anteriores, para que estas não se tornem objeto da racionalização que gera cegueiras e incompreensões é fundamental. A análise aqui apresentada pode se constituir em subsídio para a promoção de discussões e debates entre professores e profissionais vinculados à educação, que efetivamente possam contribuir para uma reorientação e humanização das práticas educativas.

Palavras-chave: Paulo Freire, Edgar Morin conhecimento humano, prática reflexiva